Conversas Genuínas

Platão e Aristóteles cercados por filósofos, detalhe da Escola de Atenas, afresco de Rafael (Sanzio), 1508-11; na Stanza della Segnatura no Vaticano.
Imagem de janeb13 por Pixabay

Conversas genuínas são aquelas que incentivam a exploração cuidadosa do conhecimento e encorajam a indispensável manifestação da opinião.

Em ambientes assim, mesmo os temas mais triviais podem ensejar conversas interessantes. Aquilo que parece evidente, como névoa se dissipa diante do olhar mais exigente.

Conversas genuínas pedem momentos de silêncio, exigência hermenêutica vital ao entendimento. A ponderação ganha destaque, acautelando os participantes de julgamentos precipitados.

Conversas genuínas estimulam o contraditório. São desafiadoras, construtivas e revigorantes. Promovem a reflexão e o aprendizado ao invocar ideias de escritores que prezamos e o exame cuidadoso de outras possibilidades.

Por estas razões, o Parlatorium Online convida a todos os que prezam boas conversas e se interessam pela troca genuína e cordial de ideias e opiniões para participarem de nossos encontros.

Nas palavras do professor de psicologia da Universidade de Toronto, Jordan Peterson, é neste tipo de conversa que a filosofia ativa se manifesta como forma destemida de pensamento capaz de enobrecer nossas vidas.

Nosso propósito é cultivar o pensamento crítico por meio do conhecimento filosófico, teológico, artístico ou científico, de modo a encontrar instrução e inspiração para nossa vida diária.

Você está convidado a participar!

Juliano Nunes.

Escola de Atenas: arquivo pessoal